top of page

MISSÃO

PROMOÇÃO E DEFESA DO DIREITO DA MULHER

marca.png

A Rede de Mulheres Indígena do Estado do Amazonas-Makira Ëta é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) independente, privada, de interesse público, sem vínculos político-partidários, com fins não econômicos, fundada em 2017. Como Rede de organizações, pois o mesmo não inclui apenas organizações de líderes do movimento indígenas.

 

Contudo lideranças antigas que não representam nenhuma organização em específico como grupos e comunidades ainda não organizadas para que em conjunto façam com que informação, formação, planejamento, oportunidades, decisões sejam partilhadas. Somando-se a força dos diversos movimentos sociais que lutam pelos direitos da população em especial ao protagonismo, atendimento e defesa dos direitos da mulher indígena.

A trajetória da Makira Ëta desde a sua fundação é marcada pela luta constante aos direitos políticos, sociais e protagonismo da mulher indígena. Sua origem foi inspirada pela observação de um espaço em relação a organização econômica e política das indígenas do Estado do Amazonas, mesmo havendo organizações diversas (movimento indígena feminino, cooperativas, associações de mulheres indígenas) perceberam a dificuldade do   debate com o movimento de mulheres indígenas e as limitações geográficas, políticas do Estado do Amazonas, convergidos numa mesma direção: a promoção e o protagonismo social e econômico da mulher indígena.

 

Ao longo de sua história reinventou-se muitas vezes, sempre buscando gerar contribuição relevante ao desenvolvimento social, reduzir desigualdades, e deixar um legado para as gerações futuras.

 

Com atuação em Manaus/AM, tem, desde sua criação, uma missão bem definida que se mantém atual e necessária: limitações geográficas de atuação a promoção e o desenvolvimento social, político e econômico, com prioridade à mulher, indígena.

 

Como visão, acredita em uma sociedade com igualdade de oportunidades a todos e neste o protagonismo da mulher indígena principalmente nas comunidades que são excluídas das políticas públicas dos municípios.

 

Portanto atuação da Makira Ëta para continuar relevante, a buscar resultados cada vez mais robustos em termos da inserção das mulheres seja no campo político, social e econômico nos seus respectivos municípios causando assim um  impacto social positivo.

Buscar
bottom of page