top of page

Coordenação MAKIRÁ-E'TA

Maria do Socorro Elias Gamenha (Baniwa) Manaus/AM- Coordenação

Rosimere Maria Viera Teles (Arapaço) Manaus/AM- Vice Coordenação

Nazide Arantes Fernandes (Kokama) Tefé/AM - Secretaria

Eraldina da Costa Carlos (Ticuna) Amatura/AM- 2ª secretaria

Maria Jose Melgueiro Onofre (Baré) Barcelos/AM- Tesoureira

Rosineide Gomes Vasques (Kokama) Tefé/AM – 2ª Tesoureira

Rosana Viana Coelho (Mundurucu) Nova Olinda/AM- Conselho Fiscal

Rosilda Maria Cordeiro da Silva (Tucano) - Conselho Fiscal

Sandra Gomes Castro (Baré) - Conselho Fiscal

Antônia Maria Barbosa de Abreu (Baré) Barcelos/AM- Conselho Fiscal

Maria Lucia Cruz (Kambeba) Três Unidos/ Manaus – AM- Conselho Fiscal

MAKIRA
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
REDE MAKIRA-E´TA
IMG_9699

Aos 29.07.2017(vinte e nove dias do mês de julho de dois mil e dezessete), aconteceu nas dependências da COIAB – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, na Avenida Ayrão, 235(número cento e vinte e cinco), a Primeira Reunião Estadual de Mulheres Indígenas do Amazonas.  O chamando se deu através das redes sociais (watts app), criado na articulação de organizações indígenas dos municípios e mulheres indígenas residentes na cidade de Manaus sendo nominado no primeiro momento de Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas.

IMG_9712.jpg

Fizeram parte deste primeiro momento, Rosimere Teles(Arapaço) e Raquel Macedo (Munduruku), ambas lideranças do movimento de mulheres Indígenas da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira – UMIAB, que no transcorrer da gestão terminada em 2016, observaram um espaço em relação a organização do Estado do Amazonas, e mesmo tendo organizações diversas (movimento indígena feminino, cooperativas, associações de mulheres indígenas) perceberam a dificuldade de discutir o movimento de mulheres indígenas com as limitações geográficas, políticas do Estado do Amazonas.

1.jpg

A partir deste momento do encontro de todas as mulheres indígenas residentes na cidade de Manaus e dos municípios com o apoio da Secretaria de Educação-SEDUC; Casa de Saúde do índio de Manaus - CASAI-MANAUS; Deputado Estadual Joao Pedro e Deputado Estadual José Ricardo, Francinara Baré (tesoureira da COIAB), Joao Neves (Secretário Geral da COIAB), Sra. Maria Assunta (Tukano)Secretaria Geral da UMIAB; Djuena Tikuna; a Sra. Maria Cordeiro (Mariazinha Baré); Fundação Estadual do Índio -FEI; CIMI; FOREEIA; Ana Claudia Chaves e Sr. Jose Raimundo (Zeca do PT) estiveram presentes mais de 40 mulheres.

A Legitimação das duas referências: Rosimeire Arapaço e Raquel Munduruku como Coordenadoras Estaduais da Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas. Em seguida foi proposto em torno de três nomes para complementar e legitimar o nome da Rede de Mulheres Indígenas: Pedra Bonita, Estrela – E’TA e Kamari que em Apurinã significa Rede. Uma sessão de votação chegou a dois nomes que se fundiram e a Rede passou a chamar se MAKIRA-E’TA, que significa Rede Estrelas. Por fim denominado o nome de Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas – MAKIRA E’TA.

bottom of page